Total de visitas: 205273

São Miguel do Araguaia-GO

São Miguel do Araguaia-GO

A história de São Miguel do Araguaia

 

O município de São Miguel do Araguaia começou a ser povoado em 1952, com a chegada de José Pereira do Nascimento, Lonzorick Belém e Ovídio Martins de Souza, que tinham como objetivo desenvolver projetos agropecuários. Na época o local era chamado apenas de São Miguel, mas também era conhecido pelos visitantes da época como "Povoado da Ponta da Linha", pois era ali o fim da estrada até o momento.

O fundador oficial do município foi José Pereira do Nascimento que era muito conhecido pela prática de curandeirismo e rituais espíritas. A terras férteis banhadas pelo Rio Araguaia atraíram colonos de várias partes do país, levando o estado a lotear as terras da região que ainda estavam sem dono. Com isso ocorreu o aumento da produção agrícola e no desenvolvimento acelerado da região.

Só em 14 de novembro de 1958, através da lei estadual de nº 2137, o povoado foi reconhecido pelo estado como município e denominado oficialmente São Miguel do Araguaia. O nome foi escolhido em louvor a São Miguel Arcanjo,e incorporando o nome do Rio Araguaia pela sua proximidade. Cortado pelas rodovias BR 080 (sem pavimentação nenhuma até 2008), GO-164 e GO-244, o município de São Miguel do Araguaia está localizado a 483 quilômetros de Goiânia, a capital do Estado.

Localizado às margens do Rio Araguaia, através do porto de Luiz Alves, com belas paisagens naturais e perfeitas praias fluviais. Luiz Alves é o ponto de acesso à Ilha do Bananal, a maior ilha fluvial do mundo. São Miguel do Araguaia tem sua economia baseada na agricultura, pecuária, turismo e comércio.

Referências

  1. Divisão Territorial do Brasil. Divisão Territorial do Brasil e Limites Territoriais. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (1 de julho de 2008). Página visitada em 11 de outubro de 2008.
  2. Biblioteca Sãomiguelense. Site dedicado à compartilhar conhecimento e informáção de São Miguel do Araguaia.
  3. Estimativas da população para 1º de julho de 2009 (PDF). Estimativas de População. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (14 de agosto de 2009). Página visitada em 16 de agosto de 2009.
  4. Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil. Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) (2000). Página visitada em 11 de outubro de 2008.
  5. Produto Interno Bruto dos Municípios 2002-2005. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (19 de dezembro de 2007). Página visitada em 11 de outubro de 2008.
  6. Wikipédia. Site dedicado ao compartilhamento enciclopédico.